quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cultura em Geral:

O Japão possui uma cultura milenar, e influencia o mundo inteiro com sua tecnologia, religião, gastronomia e moda.  A cultura nipônica é muito diferente da ocidental, os parâmetros de qualidade de vida e visão de mundo são muito diferentes de cada lado do meridiano de Greenwich.

  Existe por exemplo, uma diferença no próprio alfabeto, no Japão cada “letra” representa uma palavra ou uma ideia, o que torna a tradução literal para outros idiomas algo muito complexo. Eles ainda eles escrevem da direita para esquerda, o contrário do que estamos acostumados no oriente.

A religião é uma das bases da cultura do país, sendo o xintoísmo e o budismo as religiões seguidas por cerca de 84% da população e são religiões “irmãs”, ou seja, uma não impede o exercício da outra, por esse motivo possui tantos adeptos. Ambas as religiões são um tipo de filosofia de vida, uma fé, onde se deve sempre buscar crescimento espiritual,  compreensão de coisas que estão acima do nosso poder e como lidar com elas. O que faz muito sentido no oriente, uma região que sempre foi atingida por diversos fenômenos naturais muito severos como, terremotos praticamente diários, tsunamis, guerras entre outros.

A economia do Japão é a terceira maior do mundo por PIB nominal, e é um dos integrantes do G8, grupo que integra as oito maiores economias do mundo. Esta na 17ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), possuindo um nível considerado muito alto. O país possui o primeiro lugar em expectativa de vida, sendo esta de 85 anos. O que mostra outro traço da cultura japonesa, a valorização do ancião. O mais velho é tido com um sábio alguém que se deve dar muito valor e cuidado.

Um traço muito famoso e divertido desta ilha é a sua cultura pop, se trata de uma combinação muito rica e altamente influente no cinema, televisão, manga, e música pop em todo o mundo. Datado do início de manga e filmes da década de 1950, o movimento da cultura pop japonesa decolou desde os anos 1980 e 90 em todo o mundo para se tornar uma das fontes mais influentes de entretenimento no mundo, batendo de frente muitas vezes com a cultura americana predominante no mundo inteiro.


Uma cultura muito rica, que só traz a acrescentar na vida de todos que a conhecem um pouco. Conhecimentos e práticas de milênios, que mistura o que há de mais moderno em todos os tipos de tecnologia e a tradição de milênios é o que torna o Japão um lugar tão fascinante que possui uma diversidade de fãs ao redor do mundo e atrai anualmente cerca de 10 milhões de turistas anualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário